O verão é normalmente uma época em que as pessoas se reúnem com amigos e familiares para atividades fora de casa, como piqueniques, passeios e idas à praia. Conheça os motivos porque deve ter muita atenção com a segurança alimentar durante os meses de verão.
O aumento da temperatura e humidade durante o verão favorece e acelera a multiplicação de bactérias nos alimentos, o que pode levar a doenças alimentares. Em tempo de férias o consumo de alimentos fora de casa aumenta, o que diminui a possibilidade de controlar as condições de conservação e confeção dos alimentos.
A intoxicação alimentar é um problema comum normalmente provocada por micro-organismos que se encontram em quase todos os alimentos, mas a sua transmissão resulta, na maioria dos casos, de práticas erradas na sua confecção ou conservação. Os sintomas podem variar entre um ligeiro desconforto, ou serem mais graves, provocando diarreias e vómitos e até, em casos raros, pôr a vida em risco.
Lavar bem os alimentos crus, como por exemplo os que utilizamos nas saladas, como alface, rúcula e agrião.
Assegurar que a carne de frango e porco é bem cozinhada, tendo em conta que algumas bactérias podem sobreviver a temperaturas baixas de cozedura.
Ter cuidado com gelo de água e água não tratada que pode estar contaminada.
Cuidados redobrados com mariscos e cozedura de peixes.
Esteja especialmente atento a alimentos que na sua confeção tenham sido utilizados ovos crus, como por exemplo mousses, gelados caseiros, etc.
Atenção à ingestão de queijos não pasteurizados como o queijo fresco.
É fundamental manter os alimentos em locais frescos e protegidos do sol direto para evitar a proliferação de bactérias e é crucial manter uma boa higiene pessoal para prevenir a propagação deste tipo de doenças.
Atualizado em: 01-07-2024
Receba automaticamente conteúdos selecionados com sugestões de saúde, alertas e eventos organizados nas nossas clínicas