A diabetes tipo 2 é responsável por mais de 90% de todos os casos de diabetes. Pode desenvolver-se silenciosamente, com sintomas que passam despercebidos

Diabetes

Se a diabetes não for detectada e tratada atempadamente, pode levar a complicações graves, sendo que quase metade das pessoas com diabetes não sabem que a têm.

Existem vários factores de risco que aumentam a probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2. Saiba quais sãos os fatores de risco e como deve proceder de forma a prevenir ou atrasar o aparecimento desta doença.

Conhecer os fatores de risco

  • Histórico familiar: Se tem familiares diretos como pais ou irmãos com diabetes, o seu grau de risco é superior
  • Excesso de peso: Ter peso a mais ou sofrer de obesidade aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2
  • Idade: O risco de desenvolver esta doença aumenta com a idade, sobretudo após os 45 anos
  • Etnicidade: Alguns grupos étnicos estão em maior risco de contrair diabetes tipo 2
  • Sedentarismo: A inatividade física pode contribuir para um aumento excessivo de peso devido ao menor gasto de calorias. A atividade física não só ajuda a regular o peso, como também aumenta a sensibilidade à insulina, ajudando a controlar os níveis de glicose no sangue
  • Diabetes gestacional: As mulheres que durante a gravidez tiveram diabetes gestacional incorrem em maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 nos anos seguintes à gravidez

Como responder aos fatores de risco associados à diabetes tipo 2?

Em muitos casos, hábitos alimentares saudáveis associados à prática de exercício físico de forma regular podem ajudar a diminuir o risco de diabetes tipo 2.

Dieta: Deve-se procurar consumir cereais integrais, proteínas magras e muita fruta e verdura. Limite o consumo de açucar e as gorduras saturadas como as presentes nas manteigas, queijos e natas.

Atividade física: Passe menos tempo sentado e mais tempo em movimento! Tente praticar exercício físico moderado durante 150 minutos por semana, como seja o caminhar ou andar de bicicleta.

Vigilância: Preste atenção aos possíveis sinais de diabetes, como a sede excessiva, urinar frequente, perda de peso inexplicável, cicratização lenta de feridas, visão desfocada ou turva e falta de energia. Se tem notado algum destes sintomas ou se pertence a um grupo de alto risco consulte o seu médico.

A consulta de Endocrinologia está disponível na Figueira da Foz e também na Carapinheira (Montemor-o-Velho) com Dr. Nuno Vicente Rodrigues

Marque aqui a sua consulta ou ligue para:

Clínica Carapinheira: 239 623 671 / 924 456 983
Clínica Figueira da Foz: 233 411 365 / 925 609 657

Atualizado em: 14-11-2023

Partilhar artigo Facebook

Marcação de Consulta de Endocrinologia

Newsletter

Receba automaticamente conteúdos selecionados com sugestões de saúde, alertas e eventos organizados nas nossas clínicas