A Osteoporose é uma doença do esqueleto. Caracteriza-se pela diminuição da massa óssea, tornando os ossos mais expostos a possíveis fraturas. Existem alguns fatores de risco que podem ser atenuados por si, sabe quais?

Fatores de Risco da Osteoporose

Estimule a sua saúde óssea em 5 passos

Em qualquer idade, existem 5 passos para melhorar a saúde óssea que reduzirão o seu risco futuro de osteoporose e ossos partidos:

  • Fazer uma alimentação saudável
  • Faça exercício para ossos e músculos mais fortes
  • Mantenha um peso corporal saudável
  • Não fume e evite o consumo excessivo de álcool
  • Esteja atento a outros fatores de risco pessoais

Estimule a sua saúde óssea em 5 passos

Fatores de risco

Consumo insuficiente de produtos lácteos

O cálcio é o mineral mais importante para os ossos. Este mineral encontra-se sobretudo nos produtos lácteos. Se não consome estes produtos, seja por intolerância, alergia ou outro motivo, e caso não tome suplementos de cálcio, é provável que o organismo tenha deficiências em cálcio, o que apresenta um risco acrescido para desenvolver osteoporose. Outro alimento rico em cálcio é a couve.

Consulte aqui o guia com o teor de cálcio de diferentes alimentos

Exposição Solar

A vitamina D é necessária para a correta absorção do cálcio. Esta vitamina é produzida pela pele quando exposta aos raios UVB do sol. Se não passa pelo menos 10 minutos por dia no exterior com uma parte do corpo exposta ao sol pode não ter exposição solar suficiente para a produção da Vitamina D.

Pouca atividade física

Tem um nível de atividade física inferior a 30 minutos (tarefas domésticas, caminhar, correr, etc.)? A falta de atividade física leva à perda de massa óssea e muscular. Pratique exercício, caminhar poderá ser suficiente para fortalecer os seus músculos e consequentemente proteger os seus ossos.

Consulte este guia com informação sobre os benefícios da prática de exercício físico para a saúde muscular e óssea em todas as idades: exercicio_osteoporose

Outros fatores de risco

Os fatores de risco para a Osteoporose, mencionados anteriormente são aqueles que podemos de alguma forma contornar, alterando hábitos diários, mas para além destes existem outros que pode consultar no questionário produzido pela IOF (Fundação Internacional de Osteoporose) e que pode ajudar a perceber se está em risco de sofrer de Osteoporose, podendo-o consultar aqui

A Osteoporose é uma das principais doenças das quais se ocupa a Reumatologia. A Dra. Luísa Brites é a nossa médica Reumatologista na Figueira da Foz e Carapinheira (Montemor-o-Velho).

Marque aqui a sua consulta ou ligue para:

Clínica Figueira da Foz: 233 411 365 / 925 609 657
Clínica Carapinheira: 239 623 671 / 924 456 983

Atualizado em: 01-05-2023

Partilhar artigo Facebook

Marcação de Consulta de Reumatologia

Newsletter

Receba automaticamente conteúdos selecionados com sugestões de saúde, alertas e eventos organizados nas nossas clínicas