Testes de Sensibilidade Cutânea

Testes "in vivo" que permitem detectar quais os alérgenos (substâncias de origem natural, ambiental, ou alimentar que podem induzir uma reacção alérgica) que o paciente é sensível, normalmente usado para o estudo dos pacientes com Asma e Rinite.

O que é?

Os testes de sensibilidade cutânea chamados de Prick Test são um método "in vivo" que permitem detectar quais os alérgenos (substâncias de origem natural, ambiental, ou alimentar que podem induzir uma reacção alérgica) que o paciente é sensível, normalmente usado para o estudo dos pacientes com Asma e Rinite.

Onde se pode realizar?

É possível, sob marcação, efetuar o Teste de Sensibilidade Cutânea nas clínicas:

Como se realiza?

O teste é realizado na região do antebraço (a parte que não costuma ter pelo), onde é colocada uma gota de controlo negativo, uma gota de controlo positivo (histamina) e uma gota de extractos suspeitos. É feita uma pequena picada na pele em cada gota e aguarda-se 20 minutos para a leitura do diâmetro da elevação da pápula. A mesma é realizada em todos os alérgenos suspeitos ao mesmo tempo. É um teste de leitura rápida, em que geralmente o resultado sai no mesmo dia.

Quanto tempo demora?

A sua execução demora em média 20 a 30 minutos.

Qual a preparação?

Para a realização destes testes pode interferir a toma de alguns medicamentos de entre os quais se destaca a maior evidência dos anti-histamínicos que deve interromper a toma de pelo menos 5 dias antes do exame, uma vez que impede o paciente de reagir à substância a que é alérgico. Além disso os corticosteróides orais e cutâneos, também podem interferir com os resultados ou o uso dos antidepressivos e beta-bloqueadores, aconselhe-se com o seu médico sobre a toma destes últimos. Em casos mais raros a presença de lesões de pele extensas (como por exemplo a dermatite atópica) ou dermografismo (um tipo de alergia de pele) pode também invabializar o teste.

Riscos e Complicações?

Atendendo a que a exposição do alergénio é muito pequena, é extremamente improvável a ocorrência de uma reacção alérgica grave. Durante algumas horas , o paciente pode apresentar alguma vermelhidão ou comichão nas áreas testadas, semelhante à picada de um mosquito. O paciente deve comunicar se alguma vez teve uma reacção alérgica grave a um teste para as alergias.

Newsletter

Receba automaticamente conteúdos selecionados com sugestões de saúde, alertas e eventos organizados nas nossas clínicas