A OMS estima que mais de 5% da população mundial (mais de 450 milhões de pessoas) têm deficiência auditiva, e destes, 34% são crianças. Em 2050 estima-se que este número chegue aos 900 milhões, a menos que sejam tomadas medidas para prevenir e tratar este problema.
O dia 3 de março é a data escolhida para sensibilizar populações e as organizações governamentais para um flagelo que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Não só a população adulta e idosa, que pode sofrer de perda de audição progressiva mas nomeadamente na faixa etária mais jovem com milhões de jovens em risco de sofrerem de perda ou diminuição da audição devido a hábitos menos seguros na utilização de dispositivos de música, com níveis de som considerados perigosos.
A audição é um pilar fundamental na comunicação entre os seres humanos, sendo importante desde a idade mais jovem, como nos recém nascidos até aos adultos e população idosa. A perda de audição e doenças dos ouvidos associadas podem ser de alguma forma prevenidas, protegendo-se contra os ruídos muito elevados. Estes problemas podem ser controlados sem perda muito substancial de qualidade de vida, já que existem tratamentos médicos e cirúrgicos disponíveis, desde que detetados atempadamente. Todas as pessoas com risco de perda de audição devem ser consultadas regularmente por um médico otorrinolaringologista.
É pouco frequente alguém conseguir detetar em si próprio que não está a ouvir bem, é mais fácil ser detetado pelas pessoas com quem habitualmente convive ainda assim devemos estar atento aos seguintes sinais de alarme:
Descarregue a brochura de dicas para ouvidos saudáveis aqui
Em caso de perda de audição deve-se consultar um especialista para que depois de avaliado e consultado o problema, possa ser aplicado o tratamento médico ou cirúrgico adequado.
Marque aqui a sua consulta ou ligue para:
Clínica Figueira da Foz: 233 411 365 / 925 609 657
Clínica Carapinheira: 239 623 671 / 924 456 983
Atualizado em: 02-03-2024
Receba automaticamente conteúdos selecionados com sugestões de saúde, alertas e eventos organizados nas nossas clínicas