O Dia Mundial da Hepatite assinala-se todos os dias 28 de julho de cada ano e tem o objetivo da chamada de atenção para as formas virais de hepatite. A hepatite é uma inflamação do fígado frequentemente ligadas a infeções virais embora também possam ter outras formas como a autoimune ou a tóxica, derivada do consumo de medicamentos, drogas ou álcool.

Dia%20Mundial%20da%20Hepatite

Hepatites virais

Nas hepatites virais existem a A, B, C, D e E, cada uma delas provocada por uma estirpe diferente do vírus. As mais comuns, B e C são responsáveis por 1,4 milhões de mortes todos os anos e mais de 3 milhões de novas infeções no mundo.

Sintomas

Podem não existir sintomas numa elevada percentagem dos casos, pelo menos até a função hepática ser afetada. Refira-se que o orgão afetado, o fígado, tem como principais funções uma participação no processo digestivo e na produção e armazenamento de substânciais essenciais ao bom funcionamento do organismo e desintoxicação.

Tratamento

Como em grande parte das doenças o melhor tratamento é a sua prevenção através de boas práticas de higiene, cuidado com a lavagem dos alimentos crus, não partilhar objetos cortantes como lâminas, utilização do preservativo nas relações sexuais, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, drogas e medicamentos sem que exista prescrição médica. Diga-se que no Plano Nacional de Vacinação existe uma vacina com elevada eficácia e que previne a hepatite B e que acaba por indiretamente prevenir também a hepatite D uma vez que esta apenas ocorre em doentes que tenham o vírus do tipo B.

Marcação de consulta de Medicina Interna

A Dra. Catarina Canha é médica de Medicina Interna na clínica da Carapinheira e o Dr. Adriano Rodrigues na clínica da Figueira da Foz.

Marque aqui a sua consulta ou ligue para:

Clínica Carapinheira: 239 623 671 / 924 456 983
Clínica Figueira da Foz: 233 411 365 / 925 609 657

Atualizado em: 28-07-2022

Partilhar artigo Facebook

Marcação de Consulta de Medicina Interna

Newsletter

Receba automaticamente conteúdos selecionados com sugestões de saúde, alertas e eventos organizados nas nossas clínicas