A 12 de outubro assinala-se o Dia Mundial das Doenças Reumáticas, data celebrada desde 1996 e promovida pela associação Artrite e Reumatismo Internacional (ARI – Arthritis and Rheumatism International). Veja a lista das principais doenças reumáticas.
A sinalização desta data tem como principais objetivos sensibilizar a comunidade médica, e os seus doentes para as doenças reumáticas; sensibilizar também a classe política para o impacto provocado por estas doenças, bem como para a implementação de medidas que tenham por objetivo minimizar esse mesmo impacto, a fim de garantir que os doentes tenham o melhor acompanhamento possível.
Na União Europeia estima-se que as doenças reumáticas afetem cerca de 120 milhões de pessoas, tornando-a uma das principais causas de baixa médica. Estas doenças podem afetar pessoas de todas as idades desde crianças, jovens e adultos.
Existindo mais de 100 tipos de patologias associadas estas são algumas das principais:
Uma doença reumática tem bastante impacto na qualidade de vida de cada paciente, seja ao nível pessoal, profissional e nas tarefas diárias. O acompanhamento adequado destas doenças desde a altura do diagnóstico, com a utilização criteriosa de exames auxiliares de diagnóstico e o seu tratamento são os pilares da prática clínica do Reumatologista e que levam a um aumento substancial na qualidade de vida e capacidades para desempenho das atividades pessoais, de lazer e profissionais de cada paciente.
Nas Clínicas Pedro Santos temos disponível a especialidade de Reumatologia com a Dra. Luísa Brites, com consultas na clínica da Figueira da Foz e na clínica da Vila da Carapinheira (Montemor-o-Velho)
Marque aqui a sua consulta ou ligue para:
Clínica Figueira da Foz: 233 411 365 / 925 609 657
Clínica Carapinheira: 239 623 671 / 924 456 983
Atualizado em: 10-10-2023
Receba automaticamente conteúdos selecionados com sugestões de saúde, alertas e eventos organizados nas nossas clínicas