Este fim de semana, os relógios serão adiantados 1 hora, marcando a transição para o horário de verão. Esta alteração tem implicações diretas no nosso ritmo biológico.
A luz é a principal pista para o sono. Quando adiantamos o relógio, interferimos no ciclo natural de sono e vigília, alterando o nosso ritmo circadiano.
Se é habitual sentir os efeitos mencionados anteriormente, pode sempre tentar antecipar-se à mudança e assim possivelmente minimizar o impacto.
Caso lhe seja possível vá para a cama 15 minutos mais cedo nos dias anteriores à mudança
Após a mudança da hora é normal sentir cansaço durante um ou dois dias, de forma a minimizar esse efeito permita-se fazer uma pequena sesta na tarde de domingo.
Exposição solar matinal: Apanhar sol durante alguns minutos logo de manhã pode ajudar a ajustar o ritmo circadiano.
A evidência científica sobre as consequências específicas da mudança de hora, especialmente a longo prazo, ainda é limitada e por vezes contraditória.
Se sofre de distúrbios de sono de forma recorrente, como sensação de cansaço após acordar ou sono excessivo durante o dia, pode pedir a realização de um Estudo Poligráfico do Sono Nível III (cardiorespiratório), uma avaliação especializada que pode ajudar a identificar e tratar problemas relacionados com o sono, disponível na Clínica Pedro Santos.
Cuide do seu sono, cuide da sua saúde!
Marque aqui a sua consulta ou ligue para:
Clínica Figueira da Foz: 233 411 365 / 925 609 657
Clínica Carapinheira: 239 623 671 / 924 456 983
Atualizado em: 27-03-2025
Receba automaticamente conteúdos selecionados com sugestões de saúde, alertas e eventos organizados nas nossas clínicas