O Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono é um distúrbio respiratório que se caracteriza por paragens respiratórias durante o sono. Estas paragens designam-se por apneias e podem ter uma duração e frequência variáveis.
Este distúrbio afecta mais homens do que mulheres devido ao factor de protecção hormonal do sexo feminino. Contudo, após a menopausa a incidência aumenta. Pessoas com excesso de peso e obesas estão mais propensas a desenvolver esta patologia respiratória. Estima-se que um milhão de portugueses sofre desta patologia. Que é ainda responsável por mais de 100 mil acidentes de viação por ano, devido ao facto dos doentes adormecerem ao volante.
Os sintomas mais comuns são roncopatia, hipersonolência diurna, cefaleias matinais , alterações da memória e da concentração, apneias presenciadas, cansaço, irritabilidade fácil, nictúria, boca seca, diminuição da libido, despertares nocturnos e sensação de sono não reparador. Em muitos casos, o doente não tem conhecimento dos episódios de apneia e são os familiares que se apercebem dos sintomas, especialmente durante a noite. Por esta razão, o casal ou a família do doente têm um papel fundamental na deteção de eventuais sintomas desta patologia, pois são quem deteta a existência de um ronco alto, movimentos corporais frequentes e paragens respiratórias. Salienta-se que nem todas as pessoas que ressonam ou têm sintomatologia semelhante à descrita sofrem de apneia obstrutiva do sono, pois existem outros distúrbios e doenças que podem causar sonolência durante o dia e sono de má qualidade.
O diagnóstico é feito através de um estudo do sono, nomeadamente, por um PSG (estudo nível I – laboratório do sono) ou por um estudo cardiorespiratório (nível III - domicílio).
Em relação ao tratamento de Apneia Obstrutiva do Sono salienta-se a ventiloterapia como tratamento de primeira linha (Auto-CPAP ou CPAP - equipamento médico que funciona através do envio de uma pressão positiva contínua para as vias aéreas por forma a mantê-las abertas e evitar o seu colapso e, por consequência, episódios de apneia). Não menos importante, é a necessidade de alertar o doente para a perda de peso, através da dieta e exercício físico regular e evicção de álcool e sedativos.
Nas clínicas Pedro Santos Saúde, na Figueira da Foz e na Carapinheira, realizam-se estudos poligráficos do sono nível III (cardiorespiratório).
Nas clínicas, o doente pode realizar a sua consulta de pneumologia com o Dr. Pedro Silva Santos, onde é avaliada a possibilidade do diagnóstico da Apneia de Sono e onde pode realizar os respectivos estudos do sono.
O Dr. Pedro Silva Santos é médico pneumologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, onde realiza a consulta de Pneumologia Geral e Insuficiência Respiratória Crónica / Sono e também nas clínicas Pedro Santos da Figueira da Foz e Carapinheira. É palestrante regular em conferências nacionais sobre a temática, partilhando os mais recentes avanços e promovendo o debate entre profissionais de saúde.
Marque aqui a sua consulta ou ligue para:
Clínica Figueira da Foz: 233 411 365 / 925 609 657
Clínica Carapinheira: 239 623 671 / 924 456 983
Atualizado em: 26-08-2024
Receba automaticamente conteúdos selecionados com sugestões de saúde, alertas e eventos organizados nas nossas clínicas