Atualidade

Dia Mundial da Incontinência Urinária

14 de Março tempo de leitura: 3 min

A incontinência urinária não é uma fatalidade! O objetivo da data é sensibilizar a população para esta patologia, alertando para o modo de a identificar, para os tratamentos apropriados e para a prevenção do problema.

Doenças reumáticas durante o inverno - recomendações

03 de Dezembro tempo de leitura: 2 min

Segundo as últimas estimativas disponíveis, quase 3 milhões de portugueses sofrem de algum tipo de sintoma reumático. Desse total cerca de 10% têm uma forma de doença grave e, ou incapacitante. As mulheres são o grupo mais afetado com cerca de 60% dos casos.

Cefaleias (dores de cabeça)

04 de Fevereiro tempo de leitura: 3 min

As cefaleias, conhecidas vulgarmente por "dores de cabeça" são uma queixa clínica bastante comum, e segundo a OMS são uma das principais causas de incapacidade a nível mundial. Pode-se mesmo afirmar que todas as pessoas já sofreram de dor de cabeça numa fase da sua vida.

Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono

16 de Fevereiro tempo de leitura: 2 min

O Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono é um distúrbio respiratório que se caracteriza por paragens respiratórias durante o sono. Estas paragens designam-se por apneias e podem ter uma duração e frequência variáveis.

Fibromialgia

08 de Fevereiro tempo de leitura: 1 min

A fibromialgia é uma doença que afeta cerca de 2-4% dos adultos, sendo mais frequente em mulheres. Caracteriza-se por dor músculo-esquelética generalizada, difusa, muitas vezes migratória (salta de umas zonas corporais para outras) e por um aumento da sensibilidade a uma variedade de estímulos como o esforço, o stress, o frio ou os ruídos, causando dor e desconforto. Acompanha-se muitas vezes de fadiga, alterações do sono, problemas de memória e concentração.

Hipertensão Arterial

06 de Janeiro tempo de leitura: 3 min

Em Portugal estima-se que 3 milhões de portugueses sofram de hipertensão arterial. Estima-se ainda que 30% desses 3 milhões, ou seja 900mil, não tenha conhecimento que sofre dessa condição. Estes valores são bastante conservadores e alguns especialistas apontam mesmo para números mais elevados.

A hipertensão arterial é uma das principais doenças cardiovasculares causadoras de morte prematura.

Newsletter

Receba automaticamente conteúdos selecionados com sugestões de saúde, alertas e eventos organizados nas nossas clínicas