Sob o slogan "Dê Sangue e mantenha o Mundo a pulsar", o apelo deste ano é feito aos jovens, encorajando-os a participar nos pedidos de dávidas de sangue, e que inspirem outros jovens a fazer o mesmo, contribuindo assim para o melhoramento do estado de saúde de todos aqueles que precisam da administração de sangue e derivados do plasma.
Comemorado anualmente no dia 14 de junho e tendo por objetivos sensibilizar as populações para a necessidade de dar sangue para salvar vidas, e agradecer a todos aqueles que são ou foram dadores.
A data foi escolhida por coincidir com a data de nascimento de Karl Landsteiner, um médico e biólogo norte-americano, que para além de precusor nas transfusões sanguíneas, ganhou um Nobel da Medicina pela classificação dos grupos sanguíneos, sistema ABO.
O site do SNS contém um pequeno guia com perguntas frequentes sobre o tema, como idade limite para dar sangue, se pode dar sangue quando se está grávida, dar sangue após exame endoscópico, etc. Consulte-o aqui.
Se pretende contribuir deve dirigir-se aos Centros de Recolha, podendo consultar as datas em que estão ativos aqui, devendo contudo contactar previamente o IPST (Instituto Português do Sangue e da Transplantação) para confirmar data, hora e local.
Receba automaticamente conteúdos selecionados com sugestões de saúde, alertas e eventos organizados nas nossas clínicas