Todos os pais que preparam refeições para os filhos em idade escolar sabem do desafio que é a preparação de lanches que sejam apelativos para as crianças sem que se comprometa a qualidade nutritiva dos mesmos.
Esta semana muitos jovens alunos estão de regresso às aultas após o confinamento, e a DGS lançou um Guia de preparação de lanches escolares saudáveis.
Neste guia fornecem-se pistas sobre alimentos que devem constar da lancheira preparada para os seus filhos comerem no lanche da manhã e da tarde. Enumeram-se os alimentos que devem constar moderadamente e claro, os que se devem mesmo evitar, como os hipercalóricos, alimentos com elevado teor de sal, açúcar e gordura.
Entre os alimentos obrigatórios temos os do grupo do leite e derivados, frutas e cereais integrais. Não sendo muito habitual nas nossas crianças, o guia sugere também produtos hortícolas, frutos gordos e oleaginosos e leguminosas.
São ainda sugeridas receitas compostas por alimentos que se enquadram nos grupos "a privilegiar".
A pandemia por Covid-19 veio alterar os comportamentos não só alimentares, como de rotinas, prática de desporto, etc, o que veio agravar os já existentes e conhecidos problemas de obesidade infantil em Portugal. Quase 30% das crianças entre os 6 e os 9 anos tem problemas de excesso de peso.
Não sendo a solução única para estes problemas, uma correta alimentação durante os lanches escolares são com certeza um forte contributo para crianças mais saudáveis!
Consulte o Guia aqui.
A consulta de Nutrição está disponível na Figueira da Foz e na Carapinheira.
Marque aqui a sua consulta ou ligue para:
Clínica Figueira da Foz: 233 411 365 / 925 609 657
Clínica Carapinheira: 239 623 671 / 924 456 983
Receba automaticamente conteúdos selecionados com sugestões de saúde, alertas e eventos organizados nas nossas clínicas