A DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica)é uma doença pulmonar heterogénea caracterizada por sintomas (falta de ar, tosse, produção de expetoração) devido a anomalias das vias aéreas (bronquite, bronquiolite) e/ou alvéolos (enfisema) que causam uma obstrução do fluxo de ar, persistente, muitas vezes progressiva.
De acordo com o observatório nacional das doenças respiratórias 2020, as doenças respiratórias continuam a ser uma das principais causas de morbilidade e mortalidade em Portugal e a nível mundial.
A DPOC afeta cerca de 800 mil portugueses e representa a terceira causa de morte a nível mundial.
Os principais fatores de risco para a DPOC são: exposição ao fumo do tabaco e a outros fumos ou partículas ambientais, fatores genéticos, fatores que afetam o crescimento e desenvolvimento dos pulmões, asma brônquica, bronquite crónica e infeções respiratórias.
Os sintomas mais frequentes são a falta de ar, tosse crónica e expetoração, podendo o doente também apresentar, pieira e dor torácica.
A realização de uma espirometria continua a ser obrigatória para o diagnóstico desta patologia (Diagnóstico: FEV 1 /FVC < 0,7 Pós-Broncodilatação).
Caso o doente apresente esta sintomatologia com alguns dos fatores de risco acima identificados, deve ser observado em consulta de Pneumologia, para que lhe seja fornecido um plano de tratamento adequado.
As consultas de Pneumologia na Figueira da Foz no Centro Clínico Pedro Santos & Filhos Saúde, e na Carapinheira, no Centro Clínico Pedro Santos Saúde são dadas pelo Dr. Pedro Silva Santos.
Marque aqui a sua consulta de Pneumologia ou contacte-nos.
Clínica Figueira da Foz: 233 411 365 / 925 609 657
Clínica Carapinheira: 239 623 671 / 924 456 983
Atualizado em: 08-02-2023
Receba automaticamente conteúdos selecionados com sugestões de saúde, alertas e eventos organizados nas nossas clínicas