O impacto do frio nas infecções respiratórias

A propagação dos vírus respiratórios aumenta com o frio, levando a uma maior admissão aos serviços de urgência!

impacto_do_frio_nas_infecoes_respiratorias_2023

As baixas temperaturas podem causar hipotermia e alterações cutâneas, assim como agravar doenças crónicas, como as doenças cardiovasculares e respiratórias.

Nesta fase do ano, aumentam as intoxicações por monóxido de carbono, provocadas pela má utilização de equipamentos de aquecimento (principalmente braseiras) em espaços mal ventilados e verifica-se uma tendência da população, para se dirigirem a espaços fechados o que facilita a propagação dos vírus.

Em Portugal, as doenças respiratórias continuam a ser uma das principais causas de morbilidade e mortalidade, com tendência clara para o aumento da sua prevalência nesta fase do ano.

As crianças são um importante vector de transmissão viral, graças à exposição aos diversos microrganismos nas escolas, que nesta fase do ano é mais intensa uma vez que passam mais tempo nas salas e no interior do que no recreio, sendo que essa proximidade física, aumenta a taxa de transmissão, contribuindo, posteriormente, para a sua propagação em casa, nomeadamente, para os seus pais e avós.

Os idosos e os doentes crónicos (por exemplo: patologia cardiovascular, asma e DPOC) são os principais grupos de risco para o desenvolvimento de doença grave e respectiva necessidade de internamento hospitalar.

Como medidas preventivas temos a higienização frequente das mãos, o uso de máscara no caso de se encontrar doente ou em situações de maior aglomerado populacional e a vacinação sazonal para a gripe e covid-19, gratuita para maiores de 60 anos.

As consultas de Pneumologia na Figueira da Foz no Centro Clínico Pedro Santos & Filhos Saúde, e na Carapinheira, no Centro Clínico Pedro Santos Saúde são dadas pelo Dr. Pedro Silva Santos.

Marque aqui a sua consulta de Pneumologia ou contacte-nos.

Clínica Figueira da Foz: 233 411 365 / 925 609 657
Clínica Carapinheira: 239 623 671 / 924 456 983

Atualizado em: 30-11-2023

Partilhar artigo Facebook

Marcação de Consulta de Pneumologia

Newsletter

Receba automaticamente conteúdos selecionados com sugestões de saúde, alertas e eventos organizados nas nossas clínicas